Comissário de Voo
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COMISSÁRIO(A) DE VOO

 

UMA DAS MAIS APAIXONANTES E "GLAMUROSAS" PROFISSÕES.

 

Muito mais que ser cordial e atender aos passageiros que fazem com que a aviação cresça a cada dia, o Comissário (a) de Voo tem a importante função de auxiliar o Comandante da Aeronave em qualquer situação que coloque ou possa colocar a tripulação, passageiros e ou o voo em perigo.
Conhecer diferentes lugares no Brasil e no Mundo, sendo remunerado para isto, além do desejo de também experimentar o sonho e a liberdade de voar, faz com que a profissão de Comissário (a) de Voo torne-se uma das mais atraentes do mercado atualmente.
Aliado ao grande crescimento da aviação no Mundo, a procura por estes profissionais está em alta, e tornar-se Comissário (a) de Voo está mais próximo do que se imagina, mas para isto, o candidato (a) deve ser criteriosamente preparado para ingressar no mercado da aviação.

 

 

PROSPECTO DO CURSO DE COMISSARIO DE VOO

         HOMOLOGADO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC

 

1 – Apresentação e Objetivo do Curso:

O curso de Comissário de Voo é destinado ao adequado treinamento básico de formação teórica e prática do aeronauta, indispensável para o aspirante a função. Ministra ao aluno a instrução necessária para ser um futuro tripulante de aeronaves, cumprindo procedimentos operacionais de segurança e proteção de passageiros, além dos atendimentos necessários as pessoas a bordo.

O curso prepara o candidato para a Prova exigida pela ANAC e a obtenção da certificação necessária assim como a experiência indispensável a formação inicial do comissário de voo.

 

1.1- Requisitos Básicos:

Duração Aproximada do Curso: 4 meses

Idade Mínima para Início do Curso: 18 anos completo

Escolaridade: Ensino Médio Completo

 

2 – Instrução Teórica:

Para atingir os objetivos do Curso Teórico de Comissário de Voo, o Aeroclube de Uberlândia adota a grade curricular proposta pela ANAC, disponibilizando todo o conteúdo programático através das aulas teóricas, ministradas dentro da Entidade.

 

2.1 – Disciplinas:

BÁSICAS

  • Comissário de Voo
  • Sistema de Aviação Civil
  • Regulamentação da Aviação Civil
  • Regulamentação da Profissão do Aeronauta
  • Segurança de Voo
  • Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves
  • Navegação Aérea
  • Meteorologia

TÉCNICA        

  •  Aspectos Fisiológicos da Atividade do CMS
  • Primeiros Socorros após Acidente Aéreo
  • Emergências a Bordo
  • Sobrevivência
  • Fatores Humanos na Aviação Civil

INSTRUÇÃO PRÁTICA

  • Combate ao Fogo
  • Sobrevivência na Selva e Primeiros Socorros após Acidente Aéreo
  • Sobrevivência no Mar

Aulas Extra Curriculares: Ética e Etiqueta, Maquiagem. Aula de orientação: Psicopedagógico e Formação de Currículo

 

3- Matrícula

Deverá ser realizada na secretaria do Aeroclube de Uberlândia, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.

3.1 – Documentos necessários:

  • 01 FOTO 3X4
  • 01 (cópia autenticada ) da Cédula da Identidade;
  • 01 (cópia autenticada) do Título de Eleitor;
  • 01 (cópia autenticada) do CPF;
  • 01 (cópia autenticada) do Comprovante de Conclusão do 2º grau;
  • 01 (cópia autenticada) do Comprovante de Residência;
  • 01 (cópia autenticada) do Certificado de Reservista;
  • 01 (cópia) do CMA (Certificado Medico Aeronáutico);

 *Após a matrícula, o aluno deverá solicitar à entidade a carta de encaminhamento para realização da inspeção de saúde que obtém o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), o qual poderá ser realizado em hospital da Aeronáutica ou Clinica Homologada de escolha do aluno. O aluno terá até 30dias para que esteja com CMA valido.

 4 - Horários:

MATUTINO

NOTURNO


Segunda a Sexta-Feira

Das 08:00 às 11:20 hs

Segunda a Sexta-Feira

Das 19:00 às 22:20 hs.


 * Todas as turmas só terão inicio caso haja uma quantidade suficiente de inscritos. Caso não tenha, o inicio das aulas poderá ser protelado.

 

 5 - Preço do Curso: 

À VISTA

3.200,00

PARCELADO EM ATÉ 10X - CARTÃO                        

3.500,00

 

 6 - Uniforme e material didático (apostilas):

 O uso do uniforme é de caráter obrigatório durante o curso ou de qualquer outra atividade pedagógica que se refira a entidade.

 O Aeroclube dispõe de um uniforme sendo:

*Mulheres: vestido e lenço (devem usar meia-calça e sapato fechado)

* Homens: calça social e camisa

A cor do uniforme será determinada pelo Aeroclube.

O material didático, ou seja, as apostilas das matérias ministradas bem como o uniforme, estão inclusas no valor do curso.

 7 - Obrigatoriedade da Apresentação do CMA de 2ª Classe

Para que o aluno faça a parte pratica do curso, ou seja, a sobrevivência, deverá obrigatoriamente, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe para Comissário - Válido, através da aprovação em uma lista de exames de saúde exigidos pela ANAC através do RBAC 67.

O Aeroclube aceitará a apresentação do CMA pelo aluno, após 30 dias do início do curso teórico. O candidato deverá assinar um Termo de Compromisso, de acordo com o exigido no RBAC 141, no qual o aluno declara estar ciente da obrigatoriedade da apresentação do mesmo antes de iniciar a instrução prática.

A obtenção do CMA é obrigatória para o início da instrução prática, e a não obtenção do mesmo por incapacidade física ou qualquer outro motivo, tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença de Comissário pretendida inicialmente. O Aeroclube e a ANAC ficam isentos de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA.

O aluno é o único responsável por obter todas as informações e despesas pertinentes à obtenção do CMA ou sua revalidação, como taxas, exames extras, deslocamentos, estadias, alimentação, etc., isentando de qualquer responsabilidade o Aeroclube de Uberlândia.

8 -   Avaliação do Desempenho do Aluno na Instrução Teórica:

Avaliação de Participação: Tendo em vista a seriedade e a responsabilidade inerente as atividades a serem desenvolvidas por um Comissário, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: Capacidade de tomar decisões, Iniciativa, Disciplina, Organização, Atenção concentrada e para detalhes, Habilidade social, Adaptabilidade e Raciocínio lógico-verbal.

Rendimentos: os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o curso serão avaliados através de provas escritas e simulados sobre o conteúdo ministrado nas aulas, devendo o aluno atingir aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) por disciplina.. 

Frequência: computada através do controle formal da presença do aluno em aulas e nas demais atividades didáticas programadas, sendo previsto frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina.

9 -   Parte Prática/ Sobrevivência:

  A instrução prática será realizada após o término de toda instrução teórica prevista, e somente pode ser realizada por alunos portadores do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido. Os conteúdos práticos obrigatórios de Sobrevivência na Selva, combate ao Fogo e Marinharia são realizados em locais específicos e equipamentos de uso aeronáutico. A instrução prática será ministrada em data Local e horários previamente estabelecidos pela Coordenação do Curso.

10 -  Avaliação e Instrução de Desempenho do Aluno na Instrução Prática:

 A instrução prática será realizada com a presença de um fiscal da ANAC, e os alunos (as) serão aprovados (as) de acordo com o desempenho de cada um, avaliados pelo corpo de Instrutores devidamente capacitados para o treinamento. 

11 -  Aprovação do Curso Teórico e Banca da ANAC:

O aluno que for aprovado no curso teórico deverá marcar sua prova na ANAC, neste caso denominada Banca de CMS, que conclui e valida a fase teórica do curso de Comissário de Voo, possibilitando que o aluno siga na profissão. A relação de alunos matriculados, e posteriormente aprovados ou não, será enviada pelo Aeroclube diretamente para a ANAC.

 

A Banca é composta por 04 disciplinas (provas). Serão disponibilizados 30 minutos para cada prova, totalizando 02h00 para realização da Banca.

Apesar do auxílio prestado pela entidade, somente o aluno poderá marcar a Banca, sendo que o mesmo só poderá marca-la e posteriormente realiza-la, diretamente nas “Unidades/Escritórios da ANAC” em data e horário previamente agendado com a ANAC.

 

Será exigido pela ANAC o pagamento de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para marcação da Banca, cujo valor atual (ver site ANAC) por disciplina (prova) são 4 blocos de provas exigidos na Banca.

Caso o aluno não consiga aprovação em todas as provas da Banca, terá direito a segunda época. A segunda época consiste em refazer a disciplina que não conseguiu aprovação, desde que tenha obtido aprovação em pelo menos 03 das 04 provas, e não tenha tido aproveitamento inferior a 30% na qual não passou. Para tanto, deverá pagar nova GRU no valor referente a prova que irá refazer.



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