Piloto Privado - Avião
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PILOTO PRIVADO DE AVIÃO

Início de uma Profissão apaixonante, ou apenas uma forma de realização pessoal na qual se pode comandar uma máquina mais pesada que o ar em pleno voo, ser Piloto Privado de Avião é poder fazer parte de uma seleta parte de seres humanos que tem a oportunidade de sentir a liberdade no seu mais amplo significado.
Tornar o aluno ainda mais responsável, perspicaz e com elevado senso de julgamento para diversas situações, a formação do Piloto Privado dará direito ao detentor de sua licença, comandar aeronaves em condições de voo visuais. 

 

CURSO DE PILOTO PRIVADO DE AVIÃO

HOMOLOGADO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC

1 – Informações Gerais:

Duração: De 4 a 5 meses

Requisitos:

Idade mínima para início do curso.........................17 anos

Escolaridade......................................Ensino Médio completo ou a completar até o termino até o fim do curso teórico.

2 – Programação do Curso teórico:

2.1 – Parte Teórica (disciplinas técnicas).

  • I.    Conhecimentos Técnicos das Aeronaves
  • II.   Meteorologia
  • III.  Teoria de Voo
  • IV. Regulamentos de Tráfego Aéreo
  • V.  Navegação Aérea

2.2 – Parte Teórica (disciplinas básicas e complementares).

  • I.    Palestra “O piloto Privado de Avião”
  • II.   A Aviação Civil
  • III.  Regulamentação da Aviação Civil
  • IV. Segurança de Voo
  • V.  Medicina de Aviação
  • VI. Combate ao Fogo em Aeronave

 3 – Matrícula:

Deverá ser realizada na secretaria do Aeroclube de Uberlândia, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.

4 – Documentos necessários:

- 01(cópia autenticada)Comprovante de endereço

- 01(cópia autenticada) Cédula de identidade

- 01 (cópia autenticada) Comprovante de conclusão do 2 º grau  ou equivalente

- 01 (cópia autenticada) Título de eleitor

- 01 (cópia autenticada) CPF

- 01 (cópia autenticada) Certificado de Reservista (para homens)

- 01 foto 3x4

- Autorização dos pais ou responsável para realização da parte prática, se menor de (18 anos).

 * os originais dos documentos supra devem ser apresentados para conferência no ato da matrícula.

5 – Horário das aulas:

 MATUTINO

NOTURNO

FINAIS DE SEMANA

Segunda a Sexta-Feira

Das 08:00 as 11:00 hs.

Segunda a Sexta-Feira

Das 19:00 as 22:00 hs.

Sábados e Domingos

Das 08:00 as 17:00 hs.

Intervalo das 12:00 as 13:00 hs.

  * Todas as turmas só terão inicio caso haja uma quantidade suficiente de inscritos. Caso não tenha, o inicio das aulas poderá ser protelado.  

6 – Valores do Curso Teórico:

 Forma de Pagamento

Parcelamento e especificações

Valor Total

A Vista

-----------------------

R$1.800,00

 

Cartão de Crédito

6 x 334,00

R$ 2.000,00

 Material

5 livros e um kit de navegação

R$420,00

 
            

7 – Avaliação de desempenho do aluno na Instrução Teórica para aprovação.

Avaliação de Participação: Tendo em vista a seriedade e a responsabilidade inerente as atividades a serem desenvolvidas por um piloto, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: Capacidade de tomar decisões, Iniciativa, Disciplina, Organização, Atenção concentrada e para detalhes, Habilidade social, Adaptabilidade e Raciocínio lógico-verbal.

Rendimento: Os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso serão avaliados mediante aplicação de provas escritas e simulados sobre os conteúdos ministrados em aula, sendo exigido um aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) em cada disciplina.

Frequência: Computada através do controle formal de presença do aluno nas aulas, e demais atividades programadas. Mínimo de 75% (setenta e cinco por cento).

 

8 – Aprovação no Curso Teórico e Banca da ANAC

O aluno que for aprovado no curso teórico deverá marcar sua prova na ANAC, neste caso denominada Banca de PPA, que conclui e valida a fase teórica do curso de Piloto Privado de Avião, possibilitando que o aluno siga para a parte prática do curso. A relação de alunos matriculados, e posteriormente aprovados ou não, será enviada pelo Aeroclube diretamente para a ANAC.

A Banca é composta por 05 disciplinas (provas), sendo elas: Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Teoria de Voo, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia e Navegação Aérea. Serão disponibilizados 60 minutos para a prova de navegação e mais 30 minutos para cada uma das provas, totalizando 03 horas para realização da Banca.

Apesar do auxílio prestado pela entidade, somente o aluno poderá marcar a Banca, sendo que o mesmo só poderá marcá-la e posteriormente realizá-la, diretamente nas “Unidades/Escritórios da ANAC” em data e horário previamente agendado com a ANAC.

Será exigido pela ANAC o pagamento de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para marcação da Banca, cujo valor atual é de R$50,00 por disciplina (prova), totalizando R$250,00 devido as 5 provas inclusas na Banca.

Caso o aluno não consiga aprovação em todas as provas da Banca, terá direito a segunda época. A segunda época consiste em refazer a(s) disciplina(s) que não conseguiu aprovação, desde que tenha obtido aprovação em pelo menos 03 das 05 provas, e não tenha tido aproveitamento inferior a 30% em nenhuma delas. Para tanto, deverá pagar nova GRU no valor referente ao número de provas que irá refazer.

 9 – PARTE PRATICA

9.1 - Obrigatoriedade da Apresentação do CMA de 2ª Classe para Piloto Privado

Para que o aluno passe para o curso prático, ou seja, inicie as horas de voo, deverá obrigatoriamente, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe para Piloto Privado - Válido, ou CMA Válido superior, através da aprovação em uma lista de exames de saúde exigidos pela ANAC através do RBAC 67.

O Aeroclube aceitará a apresentação do CMA pelo aluno, após o início do curso teórico, desde que isso ocorra antes do início das aulas práticas, ou seja, das horas de voo. O candidato deverá assinar um Termo de Compromisso, de acordo com o exigido no RBAC 141, no qual o aluno declara estar ciente da obrigatoriedade da apresentação do mesmo antes de iniciar a instrução prática.

A obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é obrigatória para o início da instrução prática, e a não obtenção do mesmo por incapacidade física ou qualquer outro motivo, tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença de piloto pretendida inicialmente. O Aeroclube e a ANAC ficam isentos de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA.

 

O aluno é o único responsável por obter todas as informações e despesas pertinentes à obtenção do CMA ou sua revalidação, como taxas, exames extras, deslocamentos, estadias, alimentação, etc., isentando de qualquer responsabilidade o Aeroclube de Uberlândia

9.2 – PRÉ-MATRICULA 

Site: www.aeroclubedeuberlandia.com.br/matriculasse.asp

10GROND SCOOL

As instruções práticas somente serão iniciadas quando o aluno estiver de posse do Certificado de Médico Aeronáutico (CMA), e tiver realizado o GROUND SCHOOL (curso específico do equipamento) da aeronave em que pretende realizar suas instruções práticas.

No ground o aluno fará aproximadamente 6h00 de aula, sendo elas teóricas e praticas(onde o instrutor mostrará ao aluno as especificações da aeronave), sobre a aeronave que irá voar. O ground inclui um taxiamento no final da aula, uma carta WAC 3190.

 

  10.1 – Valor Ground School:

AERONAVE

VALOR

Aero Boero 115

R$250,00

Cessna 152

R$250,00

 

                       

11PRATICA DE VOO E CONCLUSÃO

O aluno poderá realizar até 15h00 de voo antes da obtenção do Certificado de Conhecimentos Teóricos da banca da ANAC. Mas conclusão do Curso Prático dar-se-á quando o aluno tiver sido aprovado na banca da ANAC  e completado todas as manobras exigidas pela ANAC, com uma quantidade mínima de 43 horas de voo, obedecendo as seguintes fases:
  •          Fase I: Pré-solo (PS) – 20h00
  • ·        Fase II: Aperfeiçoamento (AP) – 10h00
  • ·        Fase III: Navegação (NV) – 10h00
  • ·        Fase IV: Noturno (NT) – 3h00

Para avaliação final (cheque – 1,5 horas) o aluno pagará uma taxa de R$250,00 e passará por um exame de proficiência, aplicado por um examinador credenciado pela ANAC o qual o Aeroclube de Uberlândia conta em seu quadro de instrutores.

11.1AERONAVES UTILIZADAS E  VALORES DAS HORAS DE VOO:

 

Aeronaves

Aero Boero 115

Cessna 152

Noturna IFR Cessna 152

Hora Avulsa

R$ 380,00

R$ 380,00

R$ 460,00

Pacote(de 5 a 10 horas)

R$350,00 a hora

R$350,00a hora

R$ 430,00 a hora



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