PILOTO PRIVADO DE AVIÃO
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CURSO DE PILOTO PRIVADO DE AVIÃO

HOMOLOGADO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC

1 – Informações Gerais:

 

Duração: De 4 a 5 meses

Requisitos:

Idade mínima para início do curso.........................17 anos

Escolaridade......................................Ensino Médio completo ou a completar até o termino até o fim do curso teórico.

 

2 – Programação do Curso teórico:

2.1 – Parte Teórica (disciplinas técnicas).

I.    Conhecimentos Técnicos das Aeronaves

II.   Meteorologia

III.  Teoria de Voo

IV. Regulamentos de Tráfego Aéreo

V.  Navegação Aérea

2.2 – Parte Teórica (disciplinas básicas e complementares).

I.    Palestra “O piloto Privado de Avião”

II.   A Aviação Civil

III.  Regulamentação da Aviação Civil

IV. Segurança de Voo

V.  Medicina de Aviação

VI. Combate ao Fogo em Aeronave

 3 – Matrícula:

Deverá ser realizada na secretaria do Aeroclube de Uberlândia, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.

4 – Documentos necessários:

- 01(cópia autenticada)Comprovante de endereço

- 01(cópia autenticada) Cédula de identidade

01 (cópia autenticada) Comprovante de conclusão do 2 º grau  ou equivalente

- 01 (cópia autenticada) Título de eleitor

- 01 (cópia autenticada) CPF

- 01 (cópia autenticada) Certificado de Reservista (para homens)

- 01 foto 3x4

- Autorização dos pais ou responsável para realização da parte prática, se menor de (18 anos).

 * os originais dos documentos supra devem ser apresentados para conferência no ato da matrícula.

5 – Horário das aulas:

 

 MATUTINO

NOTURNO

FINAIS DE SEMANA

Segunda a Sexta-Feira

Das 08:00 as 11:00 hs.

Segunda a Sexta-Feira

Das 19:00 as 22:00 hs.

Sábados e Domingos

Das 08:00 as 17:00 hs.

Intervalo das 12:00 as 13:00 hs.

  * Todas as turmas só terão inicio caso haja uma quantidade suficiente de inscritos. Caso não tenha, o inicio das aulas poderá ser protelado.  

6 – Valores do Curso Teórico:

 

 Forma de Pagamento

Parcelamento e especificações

Valor Total

A Vista

-----------------------

R$1.700,00

Cheque

4 x  (Entrada, 30, 60 e 90 dias)

R$1.920,00

Cartão de Crédito

6 x 

R$1.920,00

 Material

5 livros e um kit de navegação

R$400,00

            

7 – Avaliação de desempenho do aluno na Instrução Teórica para aprovação.

Avaliação de Participação: Tendo em vista a seriedade e a responsabilidade inerente as atividades a serem desenvolvidas por um piloto, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: Capacidade de tomar decisões, Iniciativa, Disciplina, Organização, Atenção concentrada e para detalhes, Habilidade social, Adaptabilidade e Raciocínio lógico-verbal.

Rendimento: Os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso serão avaliados mediante aplicação de provas escritas e simulados sobre os conteúdos ministrados em aula, sendo exigido um aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) em cada disciplina.

Frequência: Computada através do controle formal de presença do aluno nas aulas, e demais atividades programadas. Mínimo de 75% (setenta e cinco por cento).

 

8 – Aprovação no Curso Teórico e Banca da ANAC

 
O aluno que for aprovado no curso teórico deverá marcar sua prova na ANAC, neste caso denominada Banca de PPA, que conclui e valida a fase teórica do curso de Piloto Privado de Avião, possibilitando que o aluno siga para a parte prática do curso. A relação de alunos matriculados, e posteriormente aprovados ou não, será enviada pelo Aeroclube diretamente para a ANAC.

A Banca é composta por 05 disciplinas (provas), sendo elas: Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Teoria de Voo, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia e Navegação Aérea. Serão disponibilizados 60 minutos para a prova de navegação e mais 30 minutos para cada uma das provas, totalizando 03 horas para realização da Banca.

Apesar do auxílio prestado pela entidade, somente o aluno poderá marcar a Banca, sendo que o mesmo só poderá marcá-la e posteriormente realizá-la, diretamente nas “Unidades/Escritórios da ANAC” em data e horário previamente agendado com a ANAC.

Será exigido pela ANAC o pagamento de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para marcação da Banca, cujo valor atual é de R$50,00 por disciplina (prova), totalizando R$250,00 devido as 5 provas inclusas na Banca.

 

 

 

 

 

Caso o aluno não consiga aprovação em todas as provas da Banca, terá direito a segunda época. A segunda época consiste em refazer a(s) disciplina(s) que não conseguiu aprovação, desde que tenha obtido aprovação em pelo menos 03 das 05 provas, e não tenha tido aproveitamento inferior a 30% em nenhuma delas. Para tanto, deverá pagar nova GRU no valor referente ao número de provas que irá refazer.

 

 

 9 – PARTE PRATICA

9.1 - Obrigatoriedade da Apresentação do CMA de 2ª Classe para Piloto Privado

Para que o aluno passe para o curso prático, ou seja, inicie as horas de voo, deverá obrigatoriamente, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe para Piloto Privado - Válido, ou CMA Válido superior, através da aprovação em uma lista de exames de saúde exigidos pela ANAC através do RBAC 67.

O Aeroclube aceitará a apresentação do CMA pelo aluno, após o início do curso teórico, desde que isso ocorra antes do início das aulas práticas, ou seja, das horas de voo. O candidato deverá assinar um Termo de Compromisso, de acordo com o exigido no RBAC 141, no qual o aluno declara estar ciente da obrigatoriedade da apresentação do mesmo antes de iniciar a instrução prática.

A obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é obrigatória para o início da instrução prática, e a não obtenção do mesmo por incapacidade física ou qualquer outro motivo, tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença de piloto pretendida inicialmente. O Aeroclube e a ANAC ficam isentos de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA.

 

O aluno é o único responsável por obter todas as informações e despesas pertinentes à obtenção do CMA ou sua revalidação, como taxas, exames extras, deslocamentos, estadias, alimentação, etc., isentando de qualquer responsabilidade o Aeroclube de Uberlândia

9.2 – PRÉ-MATRICULA 

Site: www.aeroclubedeuberlandia.com.br/matriculasse.asp

10GROND SCOOL

As instruções práticas somente serão iniciadas quando o aluno estiver de posse do Certificado de Médico Aeronáutico (CMA), e tiver realizado o GROUND SCHOOL (curso específico do equipamento) da aeronave em que pretende realizar suas instruções práticas.

No ground o aluno fará aproximadamente 6h00 de aula, sendo elas teóricas e praticas(onde o instrutor mostrará ao aluno as especificações da aeronave), sobre a aeronave que irá voar. O ground inclui um taxiamento no final da aula, uma carta WAC 3190.

 

  10.1 – Valor Ground School:

 

AERONAVE

VALOR

Aero Boero 115

R$250,00

Cessna 152

R$250,00

Corisco

R$270,00

                              

11PRATICA DE VOO E CONCLUSÃO

 
O aluno poderá realizar até 15h00 de voo antes da obtenção do Certificado de Conhecimentos Teóricos da banca da ANAC. Mas conclusão do Curso Prático dar-se-á quando o aluno tiver sido aprovado na banca da ANAC  e completado todas as manobras exigidas pela ANAC, com uma quantidade mínima de 43 horas de voo, obedecendo as seguintes fases:

Fase I: Pré-solo (PS) – 20h00

·        Fase II: Aperfeiçoamento (AP) – 10h00

·    Fase III: Navegação (NV) – 10h00

·     Fase IV: Noturno (NT) – 3h00

Para avaliação final (cheque – 1,5 horas) o aluno pagará uma taxa de R$250,00 e passará por um exame de proficiência, aplicado por um examinador credenciado pela ANAC o qual o Aeroclube de Uberlândia conta em seu quadro de instrutores.

11.1AERONAVES UTILIZADAS E  VALORES DAS HORAS DE VOO:

 

Aeronaves

Aero Boero 115

Cessna 152

Noturna IFR Cessna 152

Hora Avulsa

R$ 380,00

R$ 380,00

R$ 460,00

Pacote(de 5 a 10 horas)

R$350,00 a hora

R$350,00a hora

R$ 430,00 a hora

 



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