PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO
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CURSO DE PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO
HOMOLOGADO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC

1 – Apresentação e Objetivo do Curso:

Após a conclusão do Curso de Piloto Privado, essa é a próxima etapa para quem quer seguir carreira na aviação.Com a conquista do brevê de Piloto Comercial, você já pode voar e ser remunerado. Esta formação de Piloto Comercial de Avião compreende duas etapas, sendo a primeira etapa o “Curso Teórico” e a segunda etapa o “Curso Prático”.

O objetivo do curso teórico e pratico é proporcionar o aprendizado necessário, para que o aluno avance com segurança em sua carreira e a realizar de maneira proficiente a prova exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assim como a conclusão de suas horas de voo rumo a profissionalização.

2 – Requisitos para Ingressar no Curso Teórico:

 

I.     Idade mínima para início do curso: 18 anos;

II.  Escolaridade mínima: Ensino médio completo;

3 – Programação do Curso Teórico:

 

Para atingir os objetivos do Curso Teórico de Piloto Comercial de Avião, o Aeroclube de Uberlândia adota a grade curricular proposta pela ANAC, disponibilizando todo o conteúdo programático através das aulas teóricas, ministradas dentro da Entidade.

3.1 -  Disciplinas:

 Parte Teórica (matérias a serem aprovadas na banca da ANAC).

I.              Regulamentos de Tráfego Aéreo.

II.             Meteorologia.

III.            Navegação Aérea.

IV.            Teoria de Voo.

V.             Conhecimentos Técnicos de Aeronaves

 

Parte Teórica (matérias complementares).

 

I.               Instrução Aero médica

II.              Segurança de Voo.

III.             A Aviação Civil.

IV.             Regulamentação da Aviação Civil.

V.              Combate ao fogo.

.

4 – Matrícula: 

A matrícula deverá ser realizada na Secretaria do Aeroclube de Uberlândia, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.

4.1– Documentos necessários: 

. 01 (cópia) Certificado de capacidade física 1ª Classe – CMA

. 01 (cópia autenticada)Comprovante de endereço

· 01 (cópia autenticada) Cédula de identidade

· 01 (cópia autenticada) Comprovante de conclusão do 2º grau ou equivalente

· 01 (cópia autenticada) Título de eleitor

· 01 (cópia autenticada) CPF

· 01 (cópia autenticada) CHT-PP

· 01 (cópia autenticada) Certificado de Reservista

* os originais dos documentos supra devem ser apresentados para conferência no ato da matrícula.

4.2 - Encaminhamento para obtenção do CMA-Certificado Medico Aeronáutico 

No ato da matrícula, o aluno deverá solicitar à entidade a carta de encaminhamento para realização da inspeção de saúde que obtém o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), o qual poderá ser realizado em hospitais da Aeronáutica ou clínicas credenciadas, a critério do aluno.

5 – Horário das aulas:

 

NOTURNO

 

Segunda a Sexta-Feira

Das 19:00 às 22:20 hs.

 

 

 

 

 

*  duração de aproximadamente 4 meses.

 

As turmas só serão iniciadas caso haja a quantidade suficiente de inscritos.

6 – Avaliação de desempenho do aluno:

 

Avaliação Teórica: Os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso serão avaliados mediante aplicação de provas escritas e simulados sobre os conteúdos ministrados em aula, sendo exigido um aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) em cada disciplina.

 

Avaliação de Participação: Tendo em vista a seriedade e a responsabilidade inerente as atividades a serem desenvolvidas por um piloto, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: Capacidade de tomar decisões, Iniciativa, Disciplina, Organização, Atenção concentrada e para detalhes, Habilidade social, Adaptabilidade e Raciocínio lógico-verbal. Sendo exigido um aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) em cada disciplina.

 

Frequência: Computada através do controle formal de presença do aluno nas aulas, e demais atividades programadas. Deverá atingir no mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina.

7 – Valores do Curso Teórico:

 

Forma de Pagamento

Descrição

Valor Total

À Vista

Em dinheiro

R$2.300,00

 

Cartão de Crédito

6 x R$417,00

R$2.500,00

Material Didático

4 livros

R$200,00

 

8 – Aprovação no Curso Teórico e Banca da ANAC :

 

O aluno que for aprovado no curso teórico deverá marcar sua prova na ANAC, neste caso denominada Banca de PCA, que conclui e valida a fase teórica do curso de Piloto Comercial de Avião, possibilitando que o aluno siga para a parte prática do curso. A relação de alunos matriculados, e posteriormente aprovados ou não, será enviada pelo Aeroclube diretamente para a ANAC.

 

Apesar do auxílio prestado pela entidade, somente o aluno poderá marcar a Banca, sendo que o mesmo só poderá marcá-la e posteriormente realizá-la, diretamente nas “Unidades/Escritórios da ANAC” em data e horário previamente agendado com a ANAC.

 

Será exigido pela ANAC o pagamento de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para marcação da Prova, cujo valor atual é de R$86,42 por disciplina, totalizando R$432,10 devido os 5 blocos de provas inclusas na Banca.

 

Caso o aluno não consiga aprovação em todas as provas da Banca, terá direito a segunda época. A segunda época consiste em refazer a(s) disciplina(s) que não conseguiu aprovação, desde que tenha obtido aprovação em pelo menos 03 das 05 provas, e não tenha tido aproveitamento inferior a 30% em nenhuma delas. Para tanto, deverá pagar nova GRU no valor referente ao número de provas que irá refazer.

9 - PARTE PRATICA:

9.1 – Obrigatoriedade da Apresentação do CMA de 1ª Classe para Piloto Comercial:

Para que o aluno passe para o curso prático, ou seja, inicie as horas de voo, deverá obrigatoriamente, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe para Piloto Comercial - Válido, através da aprovação em uma lista de exames de saúde exigidos pela ANAC através do RBAC 67. 

A obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é obrigatória para o início do curso, e a não obtenção do mesmo por incapacidade física ou qualquer outro motivo, tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença de piloto pretendida inicialmente. O Aeroclube e a ANAC ficam isentos de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA.

 

O aluno é o único responsável por obter todas as informações e despesas pertinentes à obtenção do CMA ou sua revalidação, como taxas, exames extras, deslocamentos, estadias, alimentação, etc., isentando de qualquer responsabilidade o Aeroclube de Uberlândia.

 

 

10 – PRÉ-MATRICULA

Site:www.aeroclubedeuberlandia.com.br/matriculasse.asp

11 GROND SCHOOL

As instruções práticas somente serão iniciadas quando o aluno estiver de posse do Certificado de Médico Aeronáutico 1ª Classe (CMA), e tiver realizado o GROUND SCHOOL (curso específico do equipamento) da aeronave em que pretende realizar suas instruções práticas.

No ground o aluno fará aproximadamente 6h00 de aula, sendo elas teóricas e práticas(onde o instrutor mostrará ao aluno as especificações da aeronave), sobre a aeronave que irá voar. O ground inclui um taxiamento no final da aula, uma carta WAC 3190 e uma prancheta de navegação. 

11.1 – Valor Ground School:

 

AERONAVE

VALOR

Aero Boero 115

R$250,00

Cessna 152

R$250,00

 

 

12PRÁTICA DE VOO E CONCLUSÃO 

O aluno poderá realizar até 65h00 de voo antes da obtenção do Certificado de Conhecimentos Teóricos da banca da ANAC. Mas conclusão do Curso Prático dar-se-á quando o aluno tiver sido aprovado na banca da ANAC e completado todas as manobras exigidas pela ANAC, com uma quantidade mínima de 150 horas de voo, obedecendo as seguintes fases: 

1ª Etapa                                                                                 2ª Etapa

·         Fase I: Adaptação (AD) – 08h00                                               Fase I: Navegação Estimada (NE): - 13h00

·         Fase II: Aproximação (AP) – 08h00                                          Fase II: Adaptação (AD) – 07h00

·         Fase III: Manobras (MB) – 06h00                                              Fase III: Instrução Local (IL) – 22h00     

·         Fase IV: Navegação (NV) – 43h00                                            Fase IV: Navegação Rádio (NR) – 08h00

Para avaliação final (cheque – 1,5 horas) o aluno pagará uma taxa de R$250,00 e passará por um exame de proficiência, aplicado por um examinador credenciado pela ANAC o qual o Aeroclube de Uberlândia conta em seu quadro de instrutores.

13 – AERONAVES UTILIZADAS E  VALORES DAS HORAS DE VOO:

 

Aeronaves

Aero Boero 115

Cessna 152

Noturna IFR Cessna 152

Hora Avulsa

R$ 380,00

R$ 380,00

R$ 460,00

Pacote(de 5 a 10 horas)

R$350,00 a hora

R$350,00 a hora

R$ 430,00 a hora

 



Galeria (clique sobre a imagem para dar zoom)
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