CURSO DE COMISSARIO DE VOO
« Voltar

                     PROSPECTO DO CURSO DE COMISSARIO DE VOO

                        HOMOLOGADO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC

 

1 – Apresentação e Objetivo do Curso:

O curso de Comissário de Voo é destinado ao adequado treinamento básico de formação teórica e prática do aeronauta, indispensável para o aspirante a função. Ministra ao aluno a instrução necessária para ser um futuro tripulante de aeronaves, cumprindo procedimentos operacionais de segurança e proteção de passageiros, além dos atendimentos necessários as pessoas a bordo.

O curso prepara o candidato para a Prova exigida pela ANAC e a obtenção da certificação necessária assim como a experiência indispensável a formação inicial do comissário de voo.

 

1.1- Requisitos Básicos:

 Duração Aproximada do Curso: 4 meses

 

Idade Mínima para Início do Curso........................ 18 anos completo

Escolaridade........................................................... Ensino Médio completo

 

2 – Instrução Teórica:

Para atingir os objetivos do Curso Teórico de Comissário de Voo, o Aeroclube de Uberlândia adota a grade curricular proposta pela ANAC, disponibilizando todo o conteúdo programático através das aulas teóricas, ministradas dentro da Entidade.

 

2.1 – Disciplinas:

 

Comissário de Voo

Sistema de Aviação Civil

BÁSICA             Regulamentação da Aviação Civil

Regulamentação da Profissão do Aeronauta

Segurança de Voo

 

Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves

Navegação Aérea

Meteorologia

TÉCNICA          Aspectos Fisiológicos da Atividade do CMS

Primeiros Socorros após Acidente Aéreo

Emergências a Bordo

Sobrevivência

Fatores Humanos na Aviação Civil

 

 

Instrução Prática

                         Combate ao Fogo

TÉCNICA         Sobrevivência na Selva e Primeiros Socorros após Acidente Aéreo

                         Sobrevivência no Mar

Aulas Extra Curriculares: Ética e Etiqueta, Maquiagem. Aula de orientação: Psicopedagógico e Formação de Currículo

3- Matrícula

Deverá ser realizada na secretaria do Aeroclube de Uberlândia, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.

3.1 – Documentos necessários:

01 FOTO 3X4

01 (cópia autenticada ) da Cédula da Identidade;

01 (cópia autenticada) do Título de Eleitor;

01 (cópia autenticada) do CPF;

01 (cópia autenticada) do Comprovante de Conclusão do 2º grau;

01 (cópia autenticada) do Comprovante de Residência;

01 (cópia autenticada) do Certificado de Reservista;

01 (cópia) do CMA (Certificado Medico Aeronáutico);

 *Após a matrícula, o aluno deverá solicitar à entidade a carta de encaminhamento para realização da inspeção de saúde que obtém o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), o qual poderá ser realizado em hospital da Aeronáutica ou Clinica Homologada de escolha do aluno. O aluno terá até 30dias para que esteja com CMA valido.

 4 - Horários:

 

MATUTINO

NOTURNO


Segunda a Sexta-Feira

Das 08:00 às 11:20 hs

Segunda a Sexta-Feira

Das 19:00 às 22:20 hs.

 

 


 * Todas as turmas só terão inicio caso haja uma quantidade suficiente de inscritos. Caso não tenha, o inicio das aulas poderá ser protelado.

 5 - Preço do Curso: 

 

À VISTA

2.600,00

PARCELADO EM ATÉ 10X - CARTÃO                        

2.820,00

 6 - Uniforme e material didático (apostilas):

            O uso do uniforme é de caráter obrigatório durante o curso ou de qualquer outra atividade pedagógica que se refira a entidade.

 O Aeroclube dispõe de um uniforme sendo:

*Mulheres: vestido e lenço (devem usar meia-calça e sapato fechado)

* Homens: calça social e camisa

A cor do uniforme será determinada pelo Aeroclube.

           O material didático, ou seja, as apostilas das matérias ministradas bem como o uniforme e a parte pratica, estão inclusas no valor do curso.

 7 - Obrigatoriedade da Apresentação do CMA de 2ª Classe

Para que o aluno faça a parte pratica do curso, ou seja, a sobrevivência, deverá obrigatoriamente, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe para Comissário - Válido, através da aprovação em uma lista de exames de saúde exigidos pela ANAC através do RBAC 67.

O Aeroclube aceitará a apresentação do CMA pelo aluno, após 30 dias do início do curso teórico. O candidato deverá assinar um Termo de Compromisso, de acordo com o exigido no RBAC 141, no qual o aluno declara estar ciente da obrigatoriedade da apresentação do mesmo antes de iniciar a instrução prática.

A obtenção do CMA é obrigatória para o início da instrução prática, e a não obtenção do mesmo por incapacidade física ou qualquer outro motivo, tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença de Comissário pretendida inicialmente. O Aeroclube e a ANAC ficam isentos de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA.

O aluno é o único responsável por obter todas as informações e despesas pertinentes à obtenção do CMA ou sua revalidação, como taxas, exames extras, deslocamentos, estadias, alimentação, etc., isentando de qualquer responsabilidade o Aeroclube de Uberlândia.

8 -   Avaliação do Desempenho do Aluno na Instrução Teórica:

Avaliação de Participação: Tendo em vista a seriedade e a responsabilidade inerente as atividades a serem desenvolvidas por um Comissário, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: Capacidade de tomar decisões, Iniciativa, Disciplina, Organização, Atenção concentrada e para detalhes, Habilidade social, Adaptabilidade e Raciocínio lógico-verbal.

 

Rendimentos: os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o curso serão avaliados através de provas escritas e simulados sobre o conteúdo ministrado nas aulas, devendo o aluno atingir aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) por disciplina.. 

Frequência: computada através do controle formal da presença do aluno em aulas e nas demais atividades didáticas programadas, sendo previsto frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina.

9 -   Parte Prática/ Sobrevivência:

  A instrução prática será realizada após o término de toda instrução teórica prevista, e somente pode ser realizada por alunos portadores do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido. Os conteúdos práticos obrigatórios de Sobrevivência na Selva, combate ao Fogo e Marinharia são realizados em locais específicos e equipamentos de uso aeronáutico. A instrução prática será ministrada em data Local e horários previamente estabelecidos pela Coordenação do Curso.

 10 -  Avaliação e Instrução de Desempenho do Aluno na Instrução Prática:

 A instrução prática será realizada com a presença de um fiscal da ANAC, e os alunos (as) serão aprovados (as) de acordo com o desempenho de cada um, avaliados pelo corpo de Instrutores devidamente capacitados para o treinamento. 

11 -  Aprovação do Curso Teórico e Banca da ANAC:

O aluno que for aprovado no curso teórico deverá marcar sua prova na ANAC, neste caso denominada Banca de CMS, que conclui e valida a fase teórica do curso de Comissário de Voo, possibilitando que o aluno siga na profissão. A relação de alunos matriculados, e posteriormente aprovados ou não, será enviada pelo Aeroclube diretamente para a ANAC.

 

A Banca é composta por 04 disciplinas (provas). Serão disponibilizados 30 minutos para cada prova, totalizando 02h00 para realização da Banca.

Apesar do auxílio prestado pela entidade, somente o aluno poderá marcar a Banca, sendo que o mesmo só poderá marca-la e posteriormente realiza-la, diretamente nas “Unidades/Escritórios da ANAC” em data e horário previamente agendado com a ANAC.

 

Será exigido pela ANAC o pagamento de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para marcação da Banca, cujo valor atual é de R$50,00 por disciplina (prova), totalizando R$200,00 devido os 4 blocos de provas exigidos na Banca.

Caso o aluno não consiga aprovação em todas as provas da Banca, terá direito a segunda época. A segunda época consiste em refazer a disciplina que não conseguiu aprovação, desde que tenha obtido aprovação em pelo menos 03 das 04 provas, e não tenha tido aproveitamento inferior a 30% na qual não passou. Para tanto, deverá pagar nova GRU no valor referente a prova que irá refazer.

 



Galeria (clique sobre a imagem para dar zoom)
image01

NEWSLETTER

A NOTÍCIA CHEGA ATÉ VOCÊ