Piloto Privado
A licença de piloto privado é a primeira etapa para o piloto de avião/helicóptero, sendo essa formação básica e pré-requisito para as demais etapas dessa carreira. O curso teórico de piloto privado de avião/helicóptero prepara o aluno para prestar a prova de conhecimentos teóricos aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Habilitando-o a pilotar aeronaves de pequeno porte em condições meteorológicas favoráveis.
PROSPECTO DO CURSO TEÓRICO E PRÁTICO “PILOTO PRIVADO DE AVIÃOHOMOLOGADO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
Duração: 4 meses a 5 meses
1 – Informações Gerais:
Matrículas: Na secretaria
Requisitos Mínimos:
Idade mínima para início do curso: 17 anos.
Escolaridade: Ensino Médio
2 – Programação do Curso teórico:
2.1 – Parte Teórica (disciplinas técnicas).
I. Conhecimentos Técnicos das Aeronaves
II. Meteorologia
III. Teoria de Voo
IV. Regulamentos de Tráfego Aéreo
V. Navegação Aérea
2.2 – Parte Teórica (disciplinas básicas e complementares).
I. Palestra “O piloto Privado de Avião”
II. A Aviação Civil
III. Regulamentação da Aviação Civil
IV. Segurança de Voo
V. Medicina de Aviação
VI. Combate ao Fogo em Aeronave
3 – Matrícula:
Deverá ser realizada na secretaria do Aeroclube de Uberlândia, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.
4 – Documentos necessários:
- 01(cópia autenticada) Comprovante de endereço
- 01(cópia autenticada) Cédula de identidade
- 01 (cópia autenticada) Comprovante de conclusão do 2 º grau
- 01 (cópia autenticada) Título de eleitor
- 01 (cópia autenticada) CPF
- 01 (cópia autenticada) Certificado de Reservista (para homens)
- 01 foto 3x4
- Autorização dos pais ou responsável para realização da parte prática, se menor de (18 anos).
* os originais dos documentos supra devem ser apresentados para conferência no ato da matrícula.
5 – Horário das aulas:
MATUTINO | NOTURNO | FINAIS DE SEMANA |
Segunda a Sexta-Feira Das 08:00 h às 11:00 h | Segunda a Sexta-Feira Das 19:00 h às 22:00 h | Sábado e domingo Das 08:00 h às 17:00 h. *Intervalo das 12:00 h as 13:00 h. |
* Todas as turmas só terão início caso haja uma quantidade suficiente de inscritos. Caso não tenha, o início das aulas poderá ser protelado.
6 – Valores do Curso Teórico:
Forma de Pagamento | Parcelamento e especificações | Valor Total |
Taxa de matrícula | R$ 100,00 | |
À Vista | R$2.500,00 | |
Dividido no Cartão de Crédito | 6 x R$520,00 | R$3120,00 |
7 – Avaliação de desempenho do aluno na Instrução Teórica para aprovação.
*Avaliação de Participação: Tendo em vista a seriedade e a responsabilidade inerente às atividades a serem desenvolvidas por um piloto, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: Capacidade de tomar decisões, Iniciativa, Disciplina, Organização, Atenção concentrada e para detalhes, Habilidade social, Adaptabilidade e Raciocínio lógico-verbal.
*Rendimento: Os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso serão avaliados mediante aplicação de provas escritas e simulados sobre os conteúdos ministrados em aula, sendo exigido um aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) em cada disciplina.
*Frequência: Computada através do controle formal de presença do aluno nas aulas, e demais atividades programadas. Mínimo de 75% (setenta e cinco por cento).
8 – Aprovação no Curso Teórico e Banca da ANAC
O aluno que for aprovado no curso teórico deverá marcar sua prova na ANAC, neste caso denominada Banca de PPR, que conclui e válida a fase teórica do curso de Piloto Privado de Avião, possibilitando que o aluno siga para a parte prática do curso. A relação de alunos matriculados, e posteriormente aprovados ou não, será enviada pelo Aeroclube diretamente para a ANAC.
A Banca é composta por 05 Blocos (provas), sendo elas: Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Teoria de Voo, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia e Navegação Aérea. Serão disponibilizados 60 minutos para a prova de navegação e mais 30 minutos para cada uma das provas, totalizando 03 horas para realização da Banca.
Apesar do auxílio prestado pela entidade, somente o aluno poderá marcar a Banca, sendo que o mesmo só poderá marcá-la e posteriormente realizá-la, diretamente nas “Unidades/Escritórios da ANAC” em data e horário previamente agendado com a ANAC.
Será exigido pela ANAC o pagamento de uma GRU (Guia de Recolhimento da União)
Caso o aluno não consiga aprovação em um ou dois blocos da Banca, terá direito a segunda época. A segunda época consiste em refazer a(s) disciplina(s) que não conseguiu aprovação, desde que tenha obtido aprovação em 03 das 05 blocos da banca, e não tenha tido aproveitamento inferior a 30% em nenhuma das que não conseguiu aprovação. Para tanto, deverá pagar nova GRU no valor referente ao número de provas que irá refazer.
9 – PARTE PRÁTICA
9.1 - Obrigatoriedade da Apresentação do CMA de 2ª Classe para Piloto Privado
Para que o aluno passe para o curso prático, ou seja, inicie as horas de voo, deverá obrigatoriamente, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe para Piloto Privado - Válido, ou CMA – Válido superior, através da aprovação em uma lista de exames de saúde exigidos pela ANAC através do RBAC 67.
O Aeroclube aceitará a apresentação do CMA pelo aluno, após o início do curso teórico, desde que isso ocorra antes do início das aulas práticas, ou seja, das horas de voo. O candidato deverá assinar um Termo de Compromisso, de acordo com o exigido no RBAC 141, no qual o aluno declara estar ciente da obrigatoriedade da apresentação do mesmo antes de iniciar a instrução prática.
A obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é obrigatória para o início da instrução prática, e a não obtenção do mesmo por incapacidade física ou qualquer outro motivo, tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença de piloto pretendida inicialmente. O Aeroclube e a ANAC ficam isentos de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA.
O aluno é o único responsável por obter todas as informações e despesas pertinentes à obtenção do CMA ou sua revalidação, como taxas, exames extras, deslocamentos, estadias, alimentação, etc., isentando de qualquer responsabilidade o Aeroclube de Uberlândia.
9.2 – PRÉ-MATRÍCULA
A pré-matrícula é feita pelo site do Aeroclube, com preenchimento de dados e a anexação de documentação exigida. Segue o link:
https://www.aeroclubedeuberlandia.com.br/cadastro
10 –GROUND SCHOOL
As instruções práticas somente serão iniciadas quando o aluno estiver de posse do Certificado de Médico Aeronáutico (CMA), e tiver realizado o GROUND SCHOOL (curso específico do equipamento) da aeronave em que pretende realizar suas instruções práticas.
No ground o aluno fará aproximadamente 6h00 de aula, sendo elas teóricas e práticas (onde o instrutor mostrará ao aluno as especificações da aeronave), sobre a aeronave que irá voar. O ground inclui manual da aeronave e manual de padronização de manobras do curso de piloto privado..
10.1 – Valor Ground School:
AERONAVE | VALOR |
Aero Boero 115 | R$280,00 |
Cessna 152 | R$280,00 |
11 – PRÁTICA DE VOO E CONCLUSÃO
O aluno poderá realizar até 15h00 de voo antes da obtenção do Certificado de Conhecimentos Teóricos da banca da ANAC. Mas conclusão do Curso Prático dar-se-á quando o aluno tiver sido aprovado na banca da ANAC e completado todas as manobras exigidas pela ANAC, com uma quantidade mínima de 43 horas de voo, obedecendo as seguintes fases:
• Fase I: Pré-solo (PS) – 20h00
• Fase II: Aperfeiçoamento (AP) – 10h00
• Fase III: Navegação (NV) – 10h00
• Fase IV: Noturno (NT) – 3h00