Piloto comercial
O curso teórico de piloto comercial de avião/helicóptero capacita o aluno para prestar a prova de conhecimentos teóricos aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, habilitando-o a exercer função remunerada a bordo de aeronaves civis, públicas ou privada, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis.
PROSPECTO DO CURSO TEÓRICO E PRÁTICO “PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO”
HOMOLOGADO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
1 – Apresentação e Objetivo do Curso:
Após a conclusão do Curso de Piloto Privado, essa é a próxima etapa para quem quer seguir carreira na aviação.Com a conquista do brevê de Piloto Comercial, você já pode voar e ser remunerado. Esta formação de Piloto Comercial de Avião compreende duas etapas, sendo a primeira etapa o “Curso Teórico” e a segunda etapa o “Curso Prático”.
O objetivo do curso teórico e prático é proporcionar o aprendizado necessário, para que o aluno avance com segurança em sua carreira e a realizar de maneira proficiente a prova exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assim como a conclusão de suas horas de voo rumo a profissionalização.
2 – Requisitos para Ingressar no Curso Teórico:
I. Idade mínima para início do curso: 18 anos;
II. Escolaridade mínima: Ensino médio completo;
3 – Programação do Curso Teórico:
Para atingir os objetivos do Curso Teórico de Piloto Comercial de Avião, o Aeroclube de Uberlândia adota a grade curricular proposta pela ANAC, disponibilizando todo o conteúdo programático através das aulas teóricas, ministradas dentro da Entidade.
3.1 - Disciplinas:
Parte Teórica (matérias a serem aprovadas na banca da ANAC).
I. Regulamentos de Tráfego Aéreo.
II. Meteorologia.
III. Navegação Aérea.
IV. Teoria de Voo.
V. Conhecimentos Técnicos de Aeronaves
Parte Teórica (matérias complementares).
I. Instrução Aeromédica
II. Segurança de Voo.
III. A Aviação Civil.
IV. Regulamentação da Aviação Civil.
V. Combate ao fogo.
4 – Matrícula:
A matrícula deverá ser realizada na Secretaria do Aeroclube de Uberlândia, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.
4.1– Documentos necessários:
. 01 (cópia) Certificado de capacidade física 1ª Classe – CMA
. 01 Foto 3x4
. 01 (cópia autenticada)Comprovante de endereço
· 01 (cópia autenticada) Cédula de identidade
· 01 (cópia autenticada) Comprovante de conclusão do 2º grau ou equivalente
· 01 (cópia autenticada) Título de eleitor
· 01 (cópia autenticada) CPF
· 01 (cópia autenticada) CHT-PP
· 01 (cópia autenticada) Certificado de Reservista
* os originais dos documentos supra devem ser apresentados para conferência no ato da matrícula.
5 – Horário das aulas:
MATUTINO | NOTURNO | FINAIS DE SEMANA |
Segunda a Sexta-Feira Das 08:00 h às 11:00 h | Segunda a Sexta-Feira Das 19:00 h às 22:00 h | Sábado e domingo Das 08:00 h às 17:00 h. *Intervalo das 12:00 h as 13:00 h. |
* Todas as turmas só terão início caso haja uma quantidade suficiente de inscritos. Caso não tenha, o início das aulas poderá ser protelado.
6 – Avaliação de desempenho do aluno:
Avaliação Teórica: Os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso serão avaliados mediante aplicação de provas escritas e simulados sobre os conteúdos ministrados em aula, sendo exigido um aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) em cada disciplina.
Avaliação de Participação: Tendo em vista a seriedade e a responsabilidade inerente as atividades a serem desenvolvidas por um piloto, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: Capacidade de tomar decisões, Iniciativa, Disciplina, Organização, Atenção concentrada e para detalhes, Habilidade social, Adaptabilidade e Raciocínio lógico-verbal. Sendo exigido um aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) em cada disciplina.
Frequência: Computada através do controle formal de presença do aluno nas aulas, e demais atividades programadas. Deverá atingir no mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina.
7 – Valores do Curso Teórico:
Forma de Pagamento | Parcelamento e especificações | Valor Total |
Taxa de matrícula | R$ 100,00 | |
À Vista | R$3.500,00 | |
Dividido no Cartão de Crédito | 6 x R$650,00 | R$3.900,00 |
8 – Aprovação no Curso Teórico e Banca da ANAC :
O aluno que for aprovado no curso teórico deverá marcar sua prova na ANAC, neste caso denominada Banca de PCA, que conclui e válida a fase teórica do curso de Piloto Comercial de Avião, possibilitando que o aluno siga para a parte prática do curso. A relação de alunos matriculados, e posteriormente aprovados ou não, será enviada pelo Aeroclube diretamente para a ANAC.
Apesar do auxílio prestado pela entidade, somente o aluno poderá marcar a Banca, sendo que o mesmo só poderá marcá-la e posteriormente realizá-la, diretamente nas “Unidades/Escritórios da ANAC” em data e horário previamente agendado com a ANAC.
Será exigido pela ANAC o pagamento de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para marcação da Prova, cujo valor atual é de R$68,21 por disciplina, totalizando R$341,05 devido os 5 blocos de provas incluídas na Banca.
Caso o aluno não consiga aprovação em todas as provas da Banca, terá direito a segunda época. A segunda época consiste em refazer a(s) disciplina(s) que não conseguiu aprovação, desde que tenha obtido aprovação em pelo menos 03 das 05 provas, e não tenha tido aproveitamento inferior a 30% em nenhuma delas. Para tanto, deverá pagar nova GRU no valor referente ao número de provas que irá refazer.
9 - PARTE PRÁTICA:
9.1 – Obrigatoriedade da Apresentação do CMA de 1ª Classe para Piloto Comercial:
Para que o aluno passe para o curso prático, ou seja, inicie as horas de voo, deverá obrigatoriamente, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe para Piloto Comercial - Válido, através da aprovação em uma lista de exames de saúde exigidos pela ANAC através do RBAC 67.
A obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é obrigatória para o início do curso, e a não obtenção do mesmo por incapacidade física ou qualquer outro motivo, tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença de piloto pretendida inicialmente. O Aeroclube e a ANAC ficam isentos de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA.
O aluno é o único responsável por obter todas as informações e despesas pertinentes à obtenção do CMA ou sua revalidação, como taxas, exames extras, deslocamentos, estadias, alimentação, etc., isentando de qualquer responsabilidade o Aeroclube de Uberlândia.AEROCLUBE DE UBERLÂNDIA
CNPJ: 023.092.281/0001-55 – INSC ESTADUAL: ISENTO
ENDEREÇO: Rua Salgado Filho, nº 20. Bairro: Aeroporto. Uberlândia-MG. CEP: 38.406-393
FONE: (34) 3212-4999.
E-MAIL: aeroclube@aeroclubedeuberlandia.com.br
www.aeroclubedeuberlandia.com.br
10 – PRÉ-MATRICULA
A pré-matrícula é feita pelo site do Aeroclube, com preenchimento de dados e a anexação de documentação exigida.
Segue o link:
www.aeroclubedeuberlandia.com.br/cadastro
11 –GROUND SCHOOL
As instruções práticas somente serão iniciadas quando o aluno estiver de posse do Certificado de Médico Aeronáutico 1ª Classe (CMA), e tiver realizado o GROUND SCHOOL (curso específico do equipamento) da aeronave em que pretende realizar suas instruções práticas.
No ground o aluno fará aproximadamente 6h00 de aula, sendo elas teóricas e práticas (onde o instrutor mostrará ao aluno as especificações da aeronave), sobre a aeronave que irá voar.
11.1 – Valor Ground School:
AERONAVE | VALOR |
Aero Boero 115 | R$280,00 |
Cessna 152 | R$280,00 |
12 – PRÁTICA DE VOO E CONCLUSÃO
O aluno poderá realizar até 65h00 de voo antes da obtenção do Certificado de Conhecimentos Teóricos da banca da ANAC. Mas conclusão do Curso Prático dar-se-á quando o aluno tiver sido aprovado na banca da ANAC e completado todas as manobras exigidas pela ANAC, com uma quantidade mínima de 150 horas de voo, obedecendo as seguintes fases:
Fase I: Adaptação (AD) – 08h00 Fase I: Navegação Estimada (NE): - 13h00
Fase II: Aproximação (AP) – 08h00 Fase II: Adaptação (AD) – 07h00
Fase III: Manobras (MB) – 06h00 Fase III: Instrução Local (IL) – 22h00
Fase IV: Navegação (NV) – 43h00 Fase IV: Navegação Rádio (NR) – 08h00
Para avaliação final (cheque – 1,5 horas) o aluno pagará uma taxa de R$ 400,00 e passará por um exame de proficiência, aplicado por um examinador credenciado pela ANAC o qual o Aeroclube de Uberlândia conta em seu quadro de instrutores.